sábado, 12 de setembro de 2009

VEM AÍ O I HALLOWEEN PARAENSE DA ESCOLA ANTONIO MARÇAL!

NÃO PERCAM EM INHANGAPI O 1º HALLOWEEN TIPICAMENTE PARAENSE, ORGANIZADO PELA PROFESSORA DE INGLÊS E OS DEMAIS PROFESSORES DA ÁREA DE ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA E PORTUGUÊS.
Os alunos estarão promovendo junto com os professores uma mostra paraense da cultura regional, comemorando a festa americana no pará. Explorando a cultura paraense como: as lendas, comidas típicas, escritores, etc.
Teremos a escolha da Miss Matinta e do Mr. Lobisomen.

2 comentários:

  1. lucas mateus de lima maia (betel 8 série)
    achei muito interressante a idéia de fazer um halowen paraense, pois o nosso estado tem muitas riquesas, entre elas, a culinária. existem tambem as lendas tipicas de nossa região, como a lenda da cobra grande.
    adoraria poder participar de um evento como este. queria que realizacem algo parecido na nossa cidade( castanhal-PA).
    uma coisa q acho muito interressante é a idéia de tentar mostrar que o nosso país, o nosso PARÁ, tambem é uma terra de muitos valores

    ResponderExcluir
  2. O que é o Halloween?

    A palavra ‘Hallowed’ é originária do Inglês antigo e significa ‘santo’. Já ‘e’en’ significa ‘noite’. Ironicamente, o significado da palavra ‘Halloween’ é ‘Noite Santa’.

    Porque 31 de Outubro?
    Existem várias teorias para a data ser comemorada como tal. Alguns dizem que este é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, os quatro dias de “meio trimestre”. Entre outros significados, esse seria o tempo da morte e ressurreição da terra. Já para os druidas, seria exatamente nessa noite que os espíritos dos mortos retornavam e precisariam de agrados para não atormentar os vivos. Outros dizem que nessa data os espíritos dos mortos viriam se apossar dos corpos dos vivos e estes, por sua vez, usavam abóboras, caveiras e ossos para assustá-los. Ao se tornar uma festa pagã, a Igreja Católica proibiu a comemoração na Idade Média e passou a denominá-la Dia das Bruxas.

    E o Brasil com isso?

    No Brasil nunca foi tradição comemorar o Dia das Bruxas. Nem sequer notar sua existência. Talvez isso tenha ocorrido por este ser um país em sua maioria Católico e esta Igreja condena essa festa. Mas como a essência da data já foi perdida há muito tempo, a morte passou a ser ‘comemorada’ e sua idéia banalizada, muita gente está aderindo e as festas começaram a aparecer pelo país. Um fator que tem influenciado bastante é a disseminação das culturas através principalmente da TV link externo, da Internet e dos cursos de cultura.

    Como funciona a brincadeira?

    As crianças da cidade se fantasiam de monstros para assustar as pessoas e passam de porta em porta dizendo a todos os que encontra ‘Doçura ou Travessura?”. Se a pessoa que lhe recebeu der uma doçura, as crianças vão felizes em busca de uma nova. Caso a pessoa não tenha, uma travessura deve ser providenciado prontamente. Instituto De Educaçao Betel
    HALLWEEN
    PARA ENSE

    ALUNO:MARCOS PAULO
    SERIE: 7ª
    Teacher:Audilea

    Castanhal –pa
    2010

    ResponderExcluir

Relembrando 2009 - I Halloween Paraense da Escola Antonio Marçal

Professores do Bonito recebem curso de Educação Digital